logo

Nossa história


A BRASCRI – Associação Brasil Criança é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que mantém serviços sócio-assistenciais e sócio-educativos para crianças surdas, adolescentes,  jovens e suas famílias que vivem em situação de  risco e vulnerabilidade social colaborando, através de medidas preventivas e de promoção do fortalecimento de vínculos, no processo de busca da autonomia, inclusão social e oportunidades.  A iniciativa e realização partiram do pastor suíço Hans Jürgen Martin e sua esposa Margrit Martin, e é mantida por doadores europeus e brasileiros.

Sua criação aconteceu a partir do Instituto Dona Conceição que foi fundado há cerca de 25 anos, por um médico italiano especialista em surdez.

Houve tempo nos quais ele chegou a atender até 100 crianças com deficiência auditiva. Funcionou razoavelmente bem, até os anos 80. Com as mudanças políticas e econômicas, os recursos foram ficando escassos. O Instituto começou a passar grandes dificuldades e em outubro de 1991 quase fechou. Restaram apenas 11 crianças e 2 funcionários. Por esta razão, o serviço foi interrompido e as crianças restantes permaneceram somente para não serem encaminhadas para lares superlotados.

O pastor Hans Jürgen Martin e sua esposa, que sempre estiveram envolvidos com os problemas sociais de crianças e jovens brasileiros, e que, em 1981 chegaram ao Brasil para assumir a paróquia da Comunidade Suíça de São Paulo, foram informados pela Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro dessa situação precária. Desde então, o pastor e sua esposa apoiam esses programas em termos materiais e imateriais. Graças às doações do Brasil e da Suíça o fechamento do lar foi evitado.

Em 11/08/1993 foi fundada a BRASCRI.


  • 11 de agosto de 1993

    A BRASCRI foi oficialmente fundada em 11 de Agosto de 1993 pelo Pastor suíço Hans Jürgen Martin e sua esposa Sra. Margrit Martin.

    Porém tudo começou em 1992, quando um Juiz da Vara da Infância e Juventude de São Paulo pediu apoio para o pastor, pois o Instituto Dona Conceição, lar de uma dúzia de crianças surdas, estava ameaçado de fechamento devido a problemas financeiros, decorrentes das constantes turbulências inflacionárias da economia brasileira nos anos 80.

    O casal suíço que havia morado entre 1981 e 1991 em São Paulo e conhecia de perto os problemas e a carência dos moradores da periferia resolverem ajudar.

  • Final de 1993 - DA

    Um banqueiro brasileiro se disponibilizou a financiar este lar durante um ano.

    Para garantir o financiamento a longo prazo, pastor Martin e sua esposa D. Margarida (como ficou conhecida no Brasil) fundaram a Associação AJUDA BRASCRI na Suíça e começaram a fazer captação de recursos.

    Atualmente a BRASCRI é mantida por doadores do Brasil e do exterior.

    Em 1993 o Instituto Dona Conceição foi transformado em escola para crianças portadoras de surdez, nascendo então a BRASCRI e o Projeto EDA – Educação para Deficientes Auditivos (hoje conhecido como Projeto DA) que atualmente é especializado no atendimento de crianças surdas entre 2 e 6 anos de idade, promovendo sua inclusão social na família, escola e sociedade.

  • 1994

    A partir daí, a BRASCRI começou a crescer. Fortaleceu seus laços e construiu um belo caminho ao longo destes anos.

    Em 1994, fomos procurados por um Diretor de escola pública da zona norte de São Paulo solicitando apoio da BRASCRI para a oferta de atividades dentro da escola que administrava, em razão do entorno da comunidade ter se configurado em um meio onde a droga, o apelo sexual e a marginalidade estavam sempre presentes.

    Os fundadores, percebendo que poderiam fazer algo, desenvolveram o Projeto EDUC com a finalidade de evitar a sedução nociva da rua que acometia a crianças e jovens de baixa renda, moradores das comunidades da periferia da capital paulista.

    Assim iniciamos atividades lúdicas e culturais oferecendo dentro da escola pública, permitindo o envolvimento destes jovens com atividades positivas em seu tempo ocioso.

    Hoje, prestamos atendimento a comunidade do entorno de 4 escolas de periferia de São Paulo oferecendo cursos extra-curriculares, apoio pedagógico e orientação à pesquisa.

  • 1995 - AMA

    Uma vez participando do dia-a-dia da comunidade escolar E.E. Profª Rita Bicudo, percebemos que os casos de gravidez na adolescência eram muitos, o que interferia negativamente no desenvolvimento destas jovens.

    Novamente fomos procurados pelo Diretor da escola, que nos solicitou algum apoio frente à situação destas jovens.

    Como a palavra de ordem era prevenção, a BRASCRI achou por bem apoiar a causa da jovem carente brasileira, iniciando em 1995 o Projeto AMA, visando a disseminar junto a adolescentes entre 12 a 18 anos a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, dentro da comunidade escolar.

    A aceitação do projeto pela comunidade foi um sucesso, tendo contribuído sensivelmente para a redução dos casos de gravidez na adolescência dentro das escolas públicas parceiras do projeto.

  • 2001 - NOVA CHANCE

    Por anos a BRASCRI apoiou o desenvolvimento de jovens de escolas públicas que eram privados de acesso a atividades culturais que favorecessem sua formação.

    Porém as dificuldades que estes jovens enfrentavam não paravam por aí. A visão de futuro destes jovens estava sendo comprometida também.

    Em decorrência do próprio espírito inovador, a BRASCRI percebeu que poderia fazer um pouco mais, principalmente por aqueles jovens interessados em progredir.

    Em 2001, o Projeto Segunda Chance (hoje chamado Projeto Nova Chance) foi criado para financiar uma formação profissional de qualidade para estes jovens.

    Em uma parceria pioneira com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, pudemos não apenas oferecer a profissionalização como também ajudar no ingresso destes jovens no mercado formal de trabalho.

  • 2002/2003 - Expansão NOVA CHANCE

    Em 2002, a BRASCRI ampliou o atendimento do Projeto Nova Chance parceria SENAI, para cidades além da capital paulista, dando início a turmas direcionadas a alunos especiais na cidade de Itú, situada a 100 km da capital.

    Além desta, em Março de 2003 a BRASCRI expandiu sua parceria no Projeto Nova Chance iniciando turmas do PET – Programa de Educação para o Trabalho em parceria com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

    O programa, também direcionado a jovens entre 14 e 18 anos de idade, desenvolve habilidades empreendedoras e competências básicas para o mercado, como relações interpessoais, auto estima e autonomia.

  • 2003 - COOPERA

    E, finalmente no início de 2003, iniciamos o Projeto Coopera, para a formação de incubadoras de cooperativas de trabalho, visando otimizar a empregabilidade dos alunos oriundos dos projetos da BRASCRI.

    Inauguramos entre Outubro e Novembro de 2003 duas cooperativas de produção e uma de serviço, dando seguimento ao apoio da entrada de jovens no mercado de trabalho.

  • 2004

    Em 2004, a BRASCRI foi reconhecida pela Kanitz Association como uma das 50 entidades mais eficientes e bem administradas do Brasil

    .
  • Hoje

    Atualmente a BRASCRI mantém os Projetos DA, EDUC e Nova Chance.

    Participe da nossa história.

    Junte-se a nós!